Blog
15
Jun
2022
5 curiosidades sobre a energia solar

5 curiosidades sobre a energia solar

Quando abordamos o tema da energia solar, é muito comum enxergarmos as muitas dúvidas que surgem nas pessoas que ainda não são tão familiarizadas com esse universo.

Por isso, queremos trazer algumas curiosidades sobre a energia solar fotovoltaica e te ensinar coisas interessantes sobre essa fonte de energia tão importante para o planeta. Vamos abordar tudo de uma forma bem simples, para que você domine o assunto e envie para todos os seus amigos que não conhecem tanto!

Curiosidades sobre a energia solar

Como citamos no artigo anterior, o uso da energia solar tem crescido muito nos últimos anos, em especial aqui no Brasil. No nosso país, tivemos um crescimento de mais de 30% em relação a anos anteriores, mas ainda é notável que nem todos sabem como essa fonte de energia funciona e nem quais são suas particularidades!

Explicamos muito disso no artigo anterior, quando falamos sobre como funciona a energia solar e as diferenças entre sistemas solares on e off grid! Você pode conferir tudo isso clicando aqui.

Sabendo como tudo funciona e qual é o melhor sistema fotovoltaico para sua residência, você pode acompanhar as curiosidades que separamos a seguir:

1 – Os sistemas fotovoltaicos também funcionam durante a noite?

A resposta é sim! Os sistemas não desligam durante a noite e nem em dias mais nublados. Durante os dias mais claros, a luz é captada e todo o excesso, ou seja, a energia que foi gerado mas não foi gasta naquele período, é enviada para a distribuidora pública (ou para baterias, no so sistema off-grid), e pode ser utilizada para manter a casa durante os dias com menos luz.

Mesmo durante períodos sem luz, existe uma pequena geração de energia, mas que não se compara com a quantidade gerada nos dias claros. Por conta disso, é muito importante contar com especialistas na hora de estabelecer os melhores locais para que seus painéis fotovoltaicos sejam instalados. Para definir a quantidade de painéis e ter tudo bem planejado, é necessário um bom estudo, que vai estimar a sua necessidade de energia e considerar a média de luz que incide na região onde você mora.

Além disso, a qualidade do serviço prestado e do material utilizado vai impactar diretamente no resultado final. É muito importante ter confiança e deixar empresas sérias como a Helux cuidarem de tudo para você.

2 – A energia é gerada pela luz e não pelo calor

Esse fato, apesar de já citado em nosso artigo sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, ainda causa certa confusão na mente de muitas pessoas. Para quebrar isso, precisamos deixar um pouco mais claro como essa energia elétrica é gerada.

Como citamos na curiosidade anterior, o fato de que se é possível gerar energia também nos dias nublados acontecem porque o gatilho para essa geração é a luz e não o calor proveniente do sol.

As partículas de luz do sol, conhecidas como Fótons, atingem as placas fotovoltaicas que são construídas com materiais condutores (geralmente o silício). Ao atingi-las, uma reação acontece, gerando um atrito, que produz energia cinética. Essa energia é transferida para o inversor solar que transforma essa corrente em uma corrente alternada, própria para o uso doméstico.

Por isso, nos dias mais ensolarados onde temos mais luz, consequentemente a quantidade de energia gerada é bem maior, pois há um movimento muito maior das moléculas das placas. Já nos dias nublados, como temos uma incidência de luz bem menor, a capacidade de produção também cai bastante, mas continua existente.

3 – O Brasil está no topo do ranking de energia solar

De acordo com nosso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil, atualmente, já é capaz de gerar 14 megawatts de energia solar por ano. Porém segunda estimativas, o potencial brasileiro pode chegar a espantosos 15 trilhões de megawatts por ano!

Quando colocamos em comparação, isso representa mais de quatro vezes o que a usina hidrelétrica de Itaipu é capaz de produzir no mesmo período, por exemplo. Esse potencial é tão grande e por conta da nossa posição privilegiada no planeta, onde temos uma grande e constante incidência de luz do sol!

Durante todo ano, temos uma constância invejada por outros países. Enquanto grande parte da europa possui menos incidência solar durante uma parte X do ano, o Brasil continua sempre com a mesma média, quando colocado em comparação!

4 – Energia Solar no futebol

Aqui no Brasil, na Copa do Mundo de 2014, a partida entre Colômbia e Grécia foi a primeira partida de futebol do mundo a acontecer 100% movida a energia solar. Desde os refletores até as lojas dentro do estádio, tudo estava sendo alimentado pelos grandes painéis posicionados no topo do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, onde a partida ocorreu!

Mesmo após esse fato, o estádio se tornou quase como uma grande usina solar por si só, já que as placas posicionadas nele são capazes de alimentar grandes regiões do estado de Minas Gerais.

Isso nos mostra do grande potencial da energia solar, e como ela pode ser integrada em nosso dia a dia, estando conectada a coisas rotineiras e gerando um planeta mais limpo e mais sustentável!

5 – Veículos movidos a energia solar

Desde a criação das placas fotovoltaicas, cientistas têm tentado carregar essa tecnologia para todas as áreas possíveis. Em alguns países, já foram desenvolvidos diversos testes em vários tipos de veículos e muitos foram bem sucedidos.

A ideia é, de certa forma, simples: Os carros funcionam por conta da capacidade de armazenamento de energia de suas baterias, que por sua vez, são carregadas através das placas fotovoltaicas posicionadas acima dos carros.

Atualmente já existem diversos modelos que podem ser recarregados com energia solar, mas o foco principal é quem em poucos anos existam carros movidos totalmente por sistemas fotovoltaicos. Quando a luz natural é insuficiente, o carro usa a energia armazenada nas baterias, assim como as casas no modelo off-grid!E aí? Você gostou de aprender essas curiosidades sobre os sistemas fotovoltaicos? Achou interessante tudo que foi visto aqui?

Quer entrar para o time e fazer parte das quase 3 milhões de pessoas que já utilizam a energia fotovoltaica em suas residências?

Então, clique aqui e solicite seu orçamento!

A Energia Solar não é apenas o futuro, mas também o presente!

Agência Tomahawk

Comente essa publicação

-- Google Tag Manager (noscript) -->